quarta-feira, 31 de outubro de 2012
E.E.F. “ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”
PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE ANOS INICIAIS
CANOINHAS, 2012
PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE ANOS INICIAIS
EQUIPE: FABIANA DA VEIGA
IVETE ZUCCO
VERIDIANI COSTA
LOCAL: E.E.F “ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS”
TURMAS: 2º E 3º ANO.
POPULAÇÃO ENVOLVIDA
* 25 ALUNOS DO 2º ANO
* 21 ALUNOS DO 3º ANO
* 03 PROFESSORAS
PROBLEMA
Sabe-se que a presença da música na vidas dos seres humanos é incontestável, onde tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos exercendo as mais diferentes funções. É uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos por meio de organização e relacionamentos expressivos entre o som e o silêncio e esta presente em todas as regiões, culturas, épocas ou seja, é uma linguagem universal. Será que a música é um meio favorável para a aprendizagem?
OBJETIVO GERAL
Conhecer a importância da música para a aprendizagem na educação dos anos iniciais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Analisar aspectos importantes que resultam com a música ;
* Relacionar a música com o ensino aprendizagem;
* Observar o desenvolvimento das crianças através da música.
JUSTIFICATIVA
Justifica-se o referido projeto com o tema a importância da música na educação de anos iniciais, pois sabe-se que a verdadeira transformação na educação acontecerá com a música envolvendo todas as crianças da sala de aula.
Nos dias atuais a preocupação esta em melhorar ou transformar a sociedade através da educação e esse projeto será mais um aliado na luta para atingir a qualidade de ensino da escola.
Mas para que a participação seja uma realidade é necessário instituir meios, ações e condições favoráveis de participação. Sabe-se que a participação é a formação de um grupo de pessoas em torno de um objetivo. E para isso acontecer tem a influencia dor professor.
METODOLOGIA
Trabalhar o corpo humano através da música Cabeça, Ombro, Joelho e Pé ̶ Xuxa
1ª atividade: Exploração do corpo humano através da explicação e da música.
2ª atividade: elaboração dos bonecos (menino e menina), com dramatização da música.
3ª atividade: cantar e dançar a música Cabeça, Ombro, Joelho e Pé ̶ Xuxa
4ª atividade: Desenho das mãos e dos pés com tinta guache no papel Rigesa.
5ª atividade: apresentação da dramatização para diretores e professores da escola.
RECURSOS
* CD da música;
* Papel Rigesa;
* Cola;
* Tinta guache;
* Internet;
* Dança e movimentos.
AVALIAÇÃO
Será continua, observando o desempenho de todas as atividades principalmente a música.
REFERÊNCIAS
Manual Pedagógico do Professor
Editora Ática Paulista
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário