quarta-feira, 31 de outubro de 2012

E.E.F. “ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS” PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE ANOS INICIAIS CANOINHAS, 2012 PROJETO: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO DE ANOS INICIAIS EQUIPE: FABIANA DA VEIGA IVETE ZUCCO VERIDIANI COSTA LOCAL: E.E.F “ SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS” TURMAS: 2º E 3º ANO. POPULAÇÃO ENVOLVIDA * 25 ALUNOS DO 2º ANO * 21 ALUNOS DO 3º ANO * 03 PROFESSORAS PROBLEMA Sabe-se que a presença da música na vidas dos seres humanos é incontestável, onde tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos exercendo as mais diferentes funções. É uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de comunicar sensações, sentimentos por meio de organização e relacionamentos expressivos entre o som e o silêncio e esta presente em todas as regiões, culturas, épocas ou seja, é uma linguagem universal. Será que a música é um meio favorável para a aprendizagem? OBJETIVO GERAL Conhecer a importância da música para a aprendizagem na educação dos anos iniciais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS * Analisar aspectos importantes que resultam com a música ; * Relacionar a música com o ensino aprendizagem; * Observar o desenvolvimento das crianças através da música. JUSTIFICATIVA Justifica-se o referido projeto com o tema a importância da música na educação de anos iniciais, pois sabe-se que a verdadeira transformação na educação acontecerá com a música envolvendo todas as crianças da sala de aula. Nos dias atuais a preocupação esta em melhorar ou transformar a sociedade através da educação e esse projeto será mais um aliado na luta para atingir a qualidade de ensino da escola. Mas para que a participação seja uma realidade é necessário instituir meios, ações e condições favoráveis de participação. Sabe-se que a participação é a formação de um grupo de pessoas em torno de um objetivo. E para isso acontecer tem a influencia dor professor. METODOLOGIA Trabalhar o corpo humano através da música Cabeça, Ombro, Joelho e Pé ̶ Xuxa 1ª atividade: Exploração do corpo humano através da explicação e da música. 2ª atividade: elaboração dos bonecos (menino e menina), com dramatização da música. 3ª atividade: cantar e dançar a música Cabeça, Ombro, Joelho e Pé ̶ Xuxa 4ª atividade: Desenho das mãos e dos pés com tinta guache no papel Rigesa. 5ª atividade: apresentação da dramatização para diretores e professores da escola. RECURSOS * CD da música; * Papel Rigesa; * Cola; * Tinta guache; * Internet; * Dança e movimentos. AVALIAÇÃO Será continua, observando o desempenho de todas as atividades principalmente a música. REFERÊNCIAS Manual Pedagógico do Professor Editora Ática Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário